O Super Nintendo Entertainment System (SNES), conhecido no Japão como Super Famicom, é um dos consoles de videogame mais icônicos da história dos jogos eletrônicos. Lançado em 1990 no Japão e em 1991 nas Américas, o SNES marcou uma geração de jogadores e consolidou a Nintendo como uma das principais empresas do mercado. Este artigo detalha a trajetória do SNES, desde seu desenvolvimento até seu impacto duradouro na cultura dos videogames.
O Contexto da Criação
Antes do lançamento do SNES, a Nintendo já havia conquistado o mundo com o Nintendo Entertainment System (NES), que revitalizou a indústria de videogames após o crash de 1983. No entanto, o mercado evoluía rapidamente, e a chegada de consoles de 16 bits, como o Sega Genesis, começou a desafiar o domínio da Nintendo. Em resposta, a empresa decidiu criar um sucessor poderoso e inovador, que se tornaria o Super Nintendo.
O Lançamento no Japão e no Ocidente
O SNES foi lançado pela primeira vez no Japão em 21 de novembro de 1990, sob o nome Super Famicom. O console foi um sucesso instantâneo, vendendo cerca de 300.000 unidades em poucas horas. A popularidade foi tão grande que, para evitar problemas de segurança pública, o governo japonês pediu à Nintendo que realizasse futuros lançamentos durante os finais de semana.
Em 23 de agosto de 1991, o console foi lançado nos Estados Unidos como Super Nintendo Entertainment System. O design foi ligeiramente modificado para se adequar ao gosto ocidental, com um visual mais quadrado e menos colorido em comparação ao Super Famicom. No Brasil, o console chegou em 1993, distribuído oficialmente pela Playtronic, uma parceria entre a Gradiente e a Estrela.
A Biblioteca de Jogos
Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do SNES foi sua vasta e variada biblioteca de jogos. Super Mario World, lançado junto com o console, foi um dos títulos mais aclamados e ainda é considerado um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos. The Legend of Zelda: A Link to the Past, lançado em 1991, trouxe uma narrativa envolvente e uma jogabilidade inovadora, que estabeleceram padrões para futuros jogos da série.
Outros títulos importantes incluem Super Metroid, um marco no gênero de exploração; Donkey Kong Country, que impressionou pela qualidade gráfica graças à tecnologia de renderização pré-renderizada; e Street Fighter II, que levou o gênero de jogos de luta a um novo patamar e se tornou um fenômeno nas locadoras e nos fliperamas.
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O SNES também foi o lar de alguns dos primeiros grandes RPGs a alcançar sucesso fora do Japão, como Final Fantasy VI e Chrono Trigger. Estes jogos cativaram os jogadores com histórias profundas, personagens memoráveis e trilhas sonoras épicas.
As Inovações Técnicas do SNES
O SNES representou um salto significativo em termos de poder gráfico e sonoro em comparação com seu antecessor, o NES. O console era capaz de exibir até 32.768 cores simultaneamente, o que resultava em gráficos mais vibrantes e detalhados. Ele também possuía um sistema de som avançado, projetado em colaboração com a Sony, que permitia faixas de áudio complexas e efeitos sonoros imersivos.
Uma das principais inovações técnicas do SNES foi o Mode 7, uma técnica que permitia a rotação e o escalonamento de gráficos, criando uma sensação de profundidade e pseudo-3D. Esta tecnologia foi utilizada de maneira brilhante em jogos como F-Zero e Super Mario Kart, proporcionando experiências de jogo dinâmicas e visualmente impressionantes para a época.
A Guerra dos Consoles
O lançamento do SNES também deu início à famosa “guerra dos consoles” entre a Nintendo e a Sega, que se intensificou durante a primeira metade dos anos 90. O Sega Genesis (ou Mega Drive, como era conhecido fora dos EUA) já estava no mercado há dois anos quando o SNES foi lançado, e a Sega tentou se posicionar como a alternativa “mais madura” e “mais radical” à Nintendo.
A Sega, com sua campanha publicitária “Genesis does what Nintendon’t” (O Genesis faz o que a Nintendo não faz), conseguiu capturar uma fatia significativa do mercado, especialmente nos Estados Unidos. No entanto, o SNES conseguiu se manter competitivo graças a uma combinação de jogos exclusivos de alta qualidade, uma base de fãs leais e a superioridade técnica em muitos aspectos.
O Fim do Ciclo e o Legado do SNES
O SNES continuou a receber novos lançamentos até meados dos anos 90, com Donkey Kong Country 3 sendo um dos últimos grandes títulos a ser lançado, em 1996. Nesse ponto, a indústria de jogos já estava migrando para a era dos consoles de 32 bits, liderada pelo Sony PlayStation e o Sega Saturn. Em 1996, a Nintendo lançou seu próximo console, o Nintendo 64, marcando o fim oficial da era do SNES.
Apesar de ter sido descontinuado, o impacto do SNES continua a ser sentido até hoje. Muitos dos jogos lançados para o console são considerados clássicos atemporais e continuam a ser jogados por fãs em plataformas modernas, através de remasterizações, coleções e serviços de emulação.
Além disso, o SNES é frequentemente mencionado em listas dos melhores consoles de todos os tempos, devido à sua biblioteca diversificada de jogos, sua influência no design de jogos subsequentes e seu papel na consolidação dos RPGs como um gênero popular fora do Japão.
O Super Nintendo Entertainment System não foi apenas um marco tecnológico, mas também um fenômeno cultural. Ele solidificou a posição da Nintendo como líder da indústria de videogames e deixou um legado que ressoa até hoje, com muitos dos seus jogos sendo referência para o design moderno de games. A rica biblioteca de títulos e as inovações técnicas, como o Mode 7, garantiram seu lugar na história dos videogames.
Seu impacto foi tão duradouro que até hoje ele é reverenciado por gamers de todas as idades, mantendo-se vivo através de reedições, emuladores e homenagens em consoles modernos. O SNES, com sua combinação de inovação e qualidade, continua sendo um dos melhores consoles já criados.
Informações do site Wikipedia